segunda-feira, novembro 06, 2006

Cortar o mal pela raiz!!...


Confesso!!... Já decidi. Vou matar o Pai Natal!!...

Portanto, se ele não descer pela vossa chaminé ou não ficar trucidado pelo vosso exaustor, a culpa é minha...
O que me motiva a tomar esta decisão com tanto tempo de antecedência é o facto de estarmos a pouco mais de um mês da chamada «época natalícia». É verdade. A «época natalícia» (como qualquer boa época no nosso país) abriu com cerca de dois meses de antecedência.
E eu, cerca de uma semana depois, já estou farto dela. Bastou olhar para os olhos vidrados das pessoas e ver reflectidas as luzes, não do Natal, mas dos aparelhos "último-grito-da-tecnologia-em-vigor". Acho que deveria de haver normas internacionais para o Natal (há normas internacionais para tudo!!), devendo a «época natalícia» abrir só uma semana ou, no máximo, 15 dias antes do Natal.
No nosso país, p.ex., criava-se uma Comissão para o efeito (como é hábito): a Comissão para Aplicação de Normas Sobre a Altura Natalícia Actual (CANSANA). E pronto! Estava resolvido! Estou farto de ouvir o «Jingle Bells» trinta vezes por dia (nas suas mais diversas versões), aquela música horripilante do Coro de Santo Amaro de Oeiras (na sua versão normal e do anúncio da TV),... e afins... Este ano a minha desintoxicação de músicas de Natal vai começar mais cedo. Lá vou buscar o «Happy Xmas (War is Over)», o «Wonderful Christmastime», o «Baby Please Come Home» (versão U2), o disco do Paddy Maloney (Silent Night in Rome) e, claro, o «Thank God It’s Christmas» já esta semana.
Este ano não vou palmilhar quilómetros à procura do que dar àquelas pessoas do costume. E peço a essas pessoas que guardem o dinheiro para eles para qualquer coisa mais útil. Já sei que vou comer «Ferreros» e «Mon Chéries» até à Páscoa...
Já tenho dois pratos para queijo, com faca e tudo (apesar de ser um grande apreciador de queijo) e 3três descaroçadores de azeitonas (eu até prefiro projectá-los pela janela, enquanto uso a unhaca do dedo mindinho para coçar o tintim!).
Para mim um «Feliz Natal» sincero e sentido chega-me. Palavra!!
Já não aguento a injecção constante, e anual, de anúncios televisivos das bonecas e bonecos que fazem tudo e mais alguma coisa. Até mijam, pasme-se!
No nosso país não se lê muito, já se sabe, mas há milhentos livros que saem sempre nesta altura, inclusive o Astérix com uma aventura palerma (Uderzo: não mates a galinha dos ovos de ouro, pá!). Ou os grupos musicais que lançam o CD, o DVD, ou o CD e o DVD nesta altura. Mesmo aqueles grupos que já morreram dois ou três elementos. Ou mesmo a 345.ª Colectânea dos ABBA, dos Dire Straits ou dos Supertramp.
E a moda agora é os últimos gritos da tecnologia: plasmas; LCD’s; telemóveis 3G (era tão bom para os homens que as mulheres também tivessem 3G’s…); consolas de toda a maneira e feitio; leitores portáteis e não portáteis, que lêem DivX, Xvid, XptO; GPS; PDA’s e Laptops do tamanho de um feijão (e tudo por siglas como convém); leitores de MP3 e I-Pod’s. Para quem pode e não pode.
Sim. Também para quem não pode! Porque para estes há o cartão prateado, dourado, cinzento e esverdeado às riscas (que é como a pessoa vai ficar quando tiver de pagar tudo com língua de palmo). Compre agora e pague na Páscoa.
Por tudo isto, já engendrei o plano. Comprei um RPG da mais pura tecnologia asiática. Tem mira laser, e o rocket é sensível ao calor (para quem não sabe e está interessado encontra-se na prateleira do Toys ‘R Us ao lado da máscara do Darth Vader e respectivo sabre de luz). Assim, com tanta rena, não há hipótese de falhar. Até já tenho um turbante e uma barba à Talibã. Assim, quando o Pai Natal estiver a sobrevoar o nosso país, interrompo a fatia parida, piro-me para o telhado mais alto que encontrar, grito qualquer coisa à boa maneira do terrorista islâmico (tipo: «Eu sabia que uma invenção da água suja do imperialismo americano não podia ser boa coisa!») e trás, primo o gatilho! Mas, por favor, não pensem que estou a ser cruel. Apenas estou a ser misericordioso com o bom do São Nicolau. É que o verdadeiro «Espírito Natalício», esse, já o mataram há muito tempo…!!

Sem comentários: