quinta-feira, janeiro 18, 2007

TV RURAL ( para ti, bossito)


Já fui miúdo...

... E o TV Rural era um dos maiores pesadelos dos meus fins-de-semana... A programação a sério - ou seja, a de que eu gostava! - só começava depois. E aquilo nunca mais acabava!... Um dia ouvi falar de Kiwis. Não fazia a mínima ideia do que eram. Mas lá estavam uns senhores de boina (à Paulo Portas), colete de lavrador e camisa aos quadrados, a falar do risco que era lançar uma nova fruta no mercado, mas como era boa e tal... E eu a pensar "Mas que raio será um Kiwi?". Alguns anos depois, os Kiwis seriam fruta corrente.
Mas o TV Rural era apenas um de um grupo de programas que me atormentavam. A ela juntava-se um programa do Carlos Capucho (Docente da UCP, doutorando em Ciências da Comunicação), que era o Setenta Vezes Sete, e que dava antes das transmissões das Corridas de Touros, onde o Ricardo Chibanga toureava de joelhos, e a Tropicália, que passava sempre antes do Cinema de Animação, do Vasco Granja.
Há alguns anos, Sousa Veloso entrou no mesmo avião onde eu me viajava. Estava velho, com a peruca escura e as sobrancelhas, ainda enormes, já muito brancas. Senti uma certa nostalgia do TV Rural. E de o ouvir, ao dirigir a palavra a uma hospedeira. A Televisão era, de facto, outra coisa. Até certo ponto mais íntima. E feita por gente que percebia do que falava.
E eu era bastante mais novo ...

Sem comentários: